domingo, 21 de março de 2010

Como nosso organismo utiliza a energia do sol?

Na aula anterior foi discutido sobre varias outras fontes de energia além do Sol nossa principal fonte de energia

Nós,seres humanos,não temos a capacidade de utilizar diretamente a luz do Sol para obtermos nosso alimento e, para isso,dependemos de algas,algumas bactériasa plantas.Como esses organismos aproveitam a enrgia solar par se desenvolvenrem?Como as plantas utilizam a energia pra se desenvolverem?Como as plantas utilizam a energia do Sol?Uma folha arrancada de uma planta continua viva?

Para essa nova descoberta precisaremos de:
1 copo graduado de 300ml
1 um porta tubos de ensaios G duplo
2 rolhas com grampo
2 tubos de ensaio G
1 pipeta plastica
folhas de plantas (adicional)

° Retire do Centro de Distribuição o material que será utilizado no experimento desta aula.
° Coloque os dois tubos no porta tudo de ensaio. Utilizando a pipeta plastica , coloque em cada um deles 4 ml da solução de Vermelho de cresol.
° Utilizando um grampo , fixe a folha em uma das rolhas de EVA. Certifique-se de que a folha esteja mbem presa á rolha , nao havendo riscos de soltar.
° Coloque as folhas de EVA nos tubos e verifique o locoal designado para realizar a experiencia (local claro ou escuro).
° Sabendo que no processo de respiração há produção de gás carbonico e no processo de fotossintese há consumo de gás carbonico, anote a sua previsão do que acontecerá nos tubos de ensaios



p.s : Vermelho de cresol é Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução e que permite saber se essa solução é ácida ou alcalina. Normalmente, em da adição do indicador de pH, a cor da solução varia, dependo do seu pH.
Os indicadores de pH, são frequentemente, ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes ions provoca uma alteração da configuração eletrônica dos indicadores, e consequentemente, altera-lhes a cor. Os sucos de alguns vegetais e outras plantas podem funcionar como indicadores de pH, ou seja, de quão ácido ou básico é uma substância. Por exemplo, ao cozinhar uma couve vermelha até ficar macia, se adicionado o suco liberado a um ácido, tal como o vinagre, o mesmo tornar-se-á vermelho.


esse experimento foi feito para descobrirmos se a fotossintese é feita em lugar escuro, e em lugar claro, e comprovar a fotossintese nas plantas com o Vermelho de Cresol.

°Os tubos de ensaios que ficaram no escuro, o vermelho de cresol ficou amarelo.

°Os tubos de ensaios que ficaram na luz, ficou vermelho , pois teve a fotossinse e tirou o gás carbonico do vermelho de cresol.


bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Indicador_de_pH
livro de C.T.C

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei da pesquisa sobre o vermelho de cresol que é um indicador ácido e base, na verdade ele vai ser utilizado para comprovar que a fotossíntese somente ocorre com a presença de luz!

Postar um comentário