domingo, 21 de março de 2010

De onde vem a energia presente nas fontes ?


Desde a pré-história o homem vem se utilizando de diversas fortes e formas de
energia, para suprir suas necessidades energéticas, por isso, podemos afirmar
que as fontes de energia possibilitam ao seres humanos a "viver".

As fontes de energia nos possibilitam obter a energia necessária para as diversas atividades cotidianas. Mas, se ela não pode ser criada, qual a origem da energia presente no petróleo e seus derivados, no carvão vegetal, no carvão mineral, na lenha, no álcool, nos cursos d'água e nos átomos de alguns elementos químicos como o Urânio e o Tório?. uma reação química fundamental para a existência de vida na Terra, a fotossíntese, que ocorre nos vegetais, nas algas e em alguns organismos unicelulares como as cianobactérias.
°Se os combustíveis têm origem em seres vivos e se os seres vivos obtêm energia da luz solar, por meio da fotossíntese, então, toda a energia existente nos combustíveis é uma energia proveniente do Sol

Voltamos agora com uma experiencia para sabermos DE ONDE VEM A ENERGIA PRESENTE NAS FONTES ?.
então fique ai,que vai ser uma viagem inesquecivel ao seu novo conheçimento. dê uma forcinha...^^

°para isso será preciso:
calorimetro solar.
termometro.
palitos de dentes (adicional).
funil.

° Coloque,usando o funil, cerca de 250ml de agua dentro do calorimetro solar. Use o béquer
para maior precisão.
° insira o termometro no calorimetro através do orificio lateral, meça a temperatura inicial da água e note seu anote.
° Feita essa anotação, procure um local para colocar o calorimetro em uma posição que favoreça receber a maior quantidade de luz e calor solar possivel. É importante que o calorimetro esteja bem "de frente" para o Sol, de modo que os raios solares incidam perpendicularmente sobre a placa de cobre. para isso , espete um palito de dente no EVA de tal modo que ele fique perpendicular ao plano da placa metalica. Então, quando a sonbra desse palito nao puder ser vista, é porque o calorimetro está bem "de frente" para o Sol. Ao finalizar, exponha o calorimetro ao Sol por cerca de 20 minutos.

*Depois disso tudo, pergunto-lhe , como a energia solar se desloca desde o Sol até a suaperfice da Terra?
Para essa resposta esperamos que tenha aprestado atenção na aula anterior. mas esta pergunta tambem será respondida nesse decorrer.

Passado os 20 minutos, verifique a temperatuda final da agua contida no calorimetro solar. A primeira providencia após deixar os materiais no Centro de Distribuição é anotar a temperatura final (tf) da água.

**Considerando as condiçãoes do tempo hoje, você acha que em outro dia a variação de temperatuda da agua poderia ser maior (ou menor)?
responda á você mesmo..

*Como sabemos o calor é uma das formas pelo qual a energia se apresenta.E é geralmente nessa forma que percebemos a energia emitida pelo o sol. Sabemos também que o calor pode ser transportado por três tipos de processos: condução, convecão e radiação.Os dois primeiros tipos necessitam de um meio material para que ocorram, já o segundo não necessita dessa condição. Como sabemos entre o sol e a terra existe vacúo, logo esses dois primeiros processos não podem ocorrer restando assim o terceiro. Assim recebemos a energia solar, aqui em nosso planeta através de radiação eletromagnética.

O resultado do experimento resulta que a energia liberada do sol ao chegar com determinada densidade na Terra (ou no calorimetro) é que a energia do sol , e de suas determinadas fontes podem ,sim, fornecer a sua propria energia assim "aquecendo-nos".
Mas pare entendermos isso melhor leia:

Toda a vida na Terra depende da energia do Sol. A energia solar é a fonte de energia para a fotossíntese. Provê o calor necessário para plantas e animais sobreviverem. O calor do sol faz a água na superfície da Terra evaporar e formar nuvens que, eventualmente, originam as chuvas.
Um processo fascinante acontece diariamente no espaço. Dentro do sol, massa é convertida diretamente em energia pelo processo de fusão nuclear, onde quantidades pequenas de massa geram uma quantidade enorme de energia. Este potencial é ilustrado pela famosa lei de Einstein E = mc2, onde E é a quantidade de energia criada, m é a massa da matéria destruída e c é uma constante de valor 300.000 km/h – a velocidade de luz.
De fato, o sol gera uma massiva quantidade de 3.94 x 1023 kW todo o dia, alcançando temperaturas de 5.700º Celsius. Essa energia é irradiada e leva aproximadamente 8 minutos para cobrir os seus 129 milhões de quilômetros de jornada até nos alcançar aqui na Terra. A energia total que atinge a superfície da Terra é de aproximadamente 80.000 x 1012 W, o que corresponde 10.000 vezes a demanda de energia global atual.
Embora a energia solar seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, sua intensidade na superfície da Terra é na verdade muito baixa, devido à grande distância entre a Terra e o sol e ao fato de que a atmosfera da Terra absorve e difunde parte da radiação. Até mesmo em um dia claro a energia que alcança a superfície da Terra é de apenas 70% do seu valor nominal. Sua intensidade varia de acordo com a região do planeta, com a condição do tempo e com o horário do dia.


ache mais em:
bibliografia:

http://www.educarede.org.br
http://www.sindcomteresina.com.br
http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp268.asp
e no livro completissimo : C.T.C. Ciencias e Tecnologia com Criatividade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário