domingo, 23 de maio de 2010

As transformações de energia em um motor eletrico.

MOTOR ELETRICO é uma maquina destinada a transformar energia eletrica em mecanica. é o mais usado em todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia eletrica , mas como esse motor funciona ? é isso que vamos ver:

OBJETIVO:
fazer com que essa experiencia dê certo : que possamos passar a energia eletrica em mecanica para que todos passamos ver, uma bobina girar.

MATERIAIS UTILIZADOS:
- 2 fios de cobre 20AWG com 10 cm
- 1 fio rigido de cobreesmaltado 20 AWG com 2,5m
- 2 elasticos de látex
-1 copo plastico com tampa
- 1 bateria 9V
- 1 clipe para bateria com garras de jacaré
- 3 imãs flexiveis
- 1 barra de cobre ou aluminio
- 1 pedaço de lixa ( 1ocm X 10cm)
- 2 pilhas "D"1,5V

PROCEDIMENTOS:
primeiro precisamos montar s hastes da bobina . separe os dois fios rigidos e cobre 20 AWG com 20cm e a barra de cobre ou aluminio , depois enrrole na barra como uma forma de molde.
Depois precisamos fazer a bobina , para isso.
, pegue o fio rigido de cobre esmaltado 20 AWG com 2,5m e enrrole na pilhas grande , deixando no final dois pedaços de fios para encaixar na harte de apoio.
Agora transpasse as extremidades dos fios para que a bobina fique bem firme.
Lixe os fios de apoio por inteiro.
Depois disso coloque as pilhas grandes dentro do copo e tape-o. isso faz com que a montagem fique mais estável. com a bobina e as hastes de apoio am mãos , encaixe-as no copo plastico. Prenda as hastes com os dois elasticose posicione os imãs abaixo da bobina. Deixe a montagem bem alinhada estão na mesma altura, se o apoio da bobina está reto e se os imãs estão deslocados do centro da bobina. para ligar o modelo de motor, conecte as garras de jacaré nas hastes de apoio da bobina.

RESULTADO:
a bobina nao girou na nossa equipe, mas nas outras ala girou --' , para isso todas as conecções devem estar bem conectadas.

CONCLUSÃO:
bem , tudo bem que a nossa nao pegou, mas isso foi o fato de 1° nao tinhamos tirado o lacre da pilhas; 2° estava tudo mal conectado e 3° o nosso "on/off" nao funcionava. mas tenho certeza de que nao fosse apenas essas coisinhas teriamos feito a coisa toda funcionar,

Bibliografia:
http://pt.wikpédia.org/wiki/Moter_el%C3%A9trico , e aulas de C.T.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário