terça-feira, 4 de maio de 2010

Pilhas:transformando energia química em elétrica

Onde usamos as pilhas?Em controles,rádios,entre muitas outras coisas.Seria possível armazenar energia em um pequeno pacote ou em outra coisa que se locomovesse?Pois então, as pilhas podem.. Mas de onde vem a energia da pilha?O que acontece no seu interior?

Veremos:

O experimento que irá ser feito terá o objetivo de tentarmos ver como funciona uma pilha por dentro,ou no mínimo deixar você á entender a energia química se transformando em elétrica.

Precisaremos de:

- Soquete em "U" com lã,pada 1,2V
- 2 Placas de zinco
- 2 Placas de cobre
- 2 Folhas de papel toalha
- 1 Palha de aço
- 1 Frasco com solução de Sulfão de cobre

Para montarmos a pilha:

- Limpe com a palha de aço as placas de cobre e de zinco
(Por favor use luvas para que o sulfato de cobre não faça nenhum dano)
- Dobre a folha de papel toalha em dois e recorte do tamamnho da placa de cobre.
Coloque o papel recortado entre as placas(de cobre e zinco) e umedeça o papel com o sulfato de cobre.Como se fosse um "sanduíche
- Encaixe o "sanduíche" no suporte e rosqueie a lâmpada de modo que pressione as placas.A lâmpada deve acender no instante que tocar as placas.Se a lãmpada não acender, umedeça mais o papel toalha.
- Deixe a lãmpada acesa por aproximadamente por 1 minuto.Após o minuto desmanche a lãmpada e veja o que acontece com as placas de zinco e cobre.

Para montagem da bateria:

Siga os mesmos procedimentos da pilha mas, ao invés de ultilizar apenas duas placas (uma de zinco e uma de cobre),use quaro (duas de zinco e duas de cobre)
A ordem de montagem das placas deve ser:
- Placa de cobre
- Papel toalha umedecido com a solução
- Placa de zinco
- Placa de cobre
- Papel umedecido com a solução
- Placa de zinco
Depois encaixe esse novo "sanduíche" no suporte com a lãmpada e repita o procedimento realizado anteriormente com a pilha.

Os resultados foram bons e a lãmpada da maioria dos grupos acendeu.isso aconteceu porque a energia passou por ela,a energia química(energia potencial das ligações quimicas entre os áomos)se transformou em elétrica

Se você fizer a mesma experiencia so que com mais "Sanduíches" acumulado,verá que a luz da lãmpada ficará mais forte,isso porque a bateria nada mais é do que um conjunto de pilhas para gerar mais energia.

Bibliografia: Livro de CTC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário